segunda-feira, 20 de outubro de 2008

Entrevista: Leidson Ferraz


Entrevista Exclusiva com Leidson Ferraz Autor do livro: A cena pernambucana
*Qual a importância do teatro hoje na vida do povo?
Eu acho uma coisa fundamental.Teatro é uma arte muito artesanal, que conquista exatamente porque as pessoas estão diretamente em contato com as outras.A gente pode ver o ator ali, bem mais próximo, suando, rindo e se esforçando para fazer um trabalho de qualidade.E é essa relação mágica que diferencia o teatro do cinema e da televisão porque ele modifica a cabeça, tem uma característica de questionar, de se fazer pensar.É muito importante nesse sentido porque além de ter a função de aproximar o espectador do movimento artístico, sempre acrescenta alguma coisa nas pessoas.
*Como é o teatro hoje em relação à inclusão social?
Com a criação das leis de incentivo, o teatro ganhou e perdeu muito, porque os governos começaram a cobrar muito essa contra partida social.Eu sou contra.Isso para mim a contra partida social já é a existência do teatro e favorecer a arte para a população.Eu não estou preocupado se estou fazendo uma arte para todo mundo, eu não tenho que ter obrigação de levar gente da periferia para assistir.É meio cruel isso, mas, essa é a minha contra partida social.Eu já faço minha arte, os governos entendem diferente, eles acham que os artistas tem a obrigação de levar gente de subúrbio e da periferia.Essa é uma ação que os governos deveriam fazer e não nos artistas, claro que qualquer artistas quer que a platéia seja mais diversificada, mas, isso é uma função do governo e não da parte artística.Então, a gente se sente obrigado a baratear ingressos e levar gente da periferia.Eu acho que devem existir campanhas de popularização e parcerias com as secretarias de educação e com o governo para levar as pessoas que as vezes nem sabem o que é teatro, vão para o teatro pela primeira vez, eu acho que isso deve existir mas não é não uma obrigação artística e sim do governo que deveria procurar os espetáculos para fechar parcerias para levar as pessoas que estão em uma situação financeira mais precária.
*Na época de Valdemar, qual era o conceito do teatro?
Quando Valdemar resolveu fundar o teatro de amadores de Pernambuco, o teatro ainda era uma arte mal vista e eu acho que hoje ainda é. Foi Agamenon Magalhães que chamou Valdemar para ser representante do teatro Santa Isabel, onde Valdemar foi muitos anos diretor e foi Agamenon Magalhães que possibilitou a circulação do TAP. Valdemar antes era médico, mas, abandonou a medicina pelo seu amor pelo teatro que surgiu desde criança. Quando ele fundou o TAP, já era um homem conceituado e importante para todos nós, pois, antes do TAP, lançou na cidade um grupo que só tinha gente da alta classe social.Teatro era uma arte para gentinhas, eram gente do povo e as mulheres não eram bem vistas, eram consideradas prostitutas.Então, quando ele montou o TAP, colocou médicos e suas esposas,pessoas que eram respeitadas na sociedade, então, não podiam mas dizer que teatro era arte de gentinha.
*Qual é a questão de sobrevivência do teatro de Pernambuco?
O teatro é uma arte de crise. Sempre que existiu a gente reclama de publico. Quando começou a surgir o cinema, as pessoas achavam que o teatro iria morrer que ninguém mais iria querer ver teatro, mas, o teatro resistiu.Quando veio a televisão, todo mundo dizia que o teatro ia morrer, mas, o teatro resistiu.Aí, veio a internet, onde as pessoas se divertem dentro de casa sem ter que correr risco de ser assaltado perto do teatro que não tem seguranças, pagar um ingresso pra ver a peça, mas, as pessoas que querem ver teatro hoje, são as que amam o teatro e não podem viver sem ele.
O teatro é uma arte que não vai morrer nunca. Sofre pela falta de público porque hoje, tudo é divulgação e uma propaganda é cara, e a gente não tem dinheiro para pagar.Os empresários não querem nos financiar porque o teatro é uma arte para poucos.Quem quer bancar uma peça que tem 1200 lugares ou bancar um show para 15.000 pessoas?Lógico que um show. E um teatro a entrada é bem mais barata e todos os shows aparecem na televisão.
Em relação ao público, eu acho que todos freqüentam teatro. O problema é que para os adolescentes, não existem peças específicas, ai agente perde o público.
*Qual é o objetivo do TAP?
Primeiro, ele queria quebrar com o preconceito e fazer um teatro de qualidade. Valdemar montou peças maravilhosas e circulou muito pelo Brasil, foi um dos homens mais importantes para nosso teatro. Na época que fundou o grupo, ele foi muito importante, mas, existiram outros homens que mudaram um pouco da realidade teatral.
*Qual é o objetivo do teatro quando foi fundado e hoje?
O teatro existe desde que o homem é homem quando os primatas começaram a fazer as coisas dos deuses, quando eles começaram a vê a utilização do fogo.Ali já era uma forma de representação teatral, quando existiam um membro daquela tribo que passou a ser uma forma de feiticeira e o efeito de seduzir as outras pessoas, aquilo a gente podia dizer que era uma forma de manifestação teatral.
Ao longo das épocas, o teatro foi utilizado de varias formas pela ditadura militar que arruma uma forma de manipular as pessoas.Tem um tipo de teatro que é condenado por muita gente porque vem para bipolar as pessoas e eu acredito que o teatro ainda tem uma característica política, pois existe vários espetáculos que não estão sentido político literalmente, mas, se no sentido de desperta o cidadão dos direitos que ele tem enquanto cidadão e despertar o homem para a vida, eu acho que o teatro questiona tudo, fala tudo.
*Qual foi a peça do TAP que mais lhe chamou atenção?
Sábado, Domingo e Segunda. É uma peça italiana, com mais de 3 horas de duração que era uma peça que me emocionou bastante. Era extremamente natural. Tanto que a personagem principal cozinha em cena e depois a platéia podia comer o que ela tinha cozinhado, uma macarronada italiana. Era Reinaldo que trabalhava na direção dessa peça, era o que o TAP sabia fazer de melhor deixar os atores à-vontade.

Nenhum comentário: